05/08/2011

O Patriarca da Família Godoy radicada em Volta Grande (MG) e circunvizinhanças.



José Venâncio de Godoy

O Patriarca.

—————————————————————————————————————
1. José Venâncio de Godoy.
—————————————————————————————————————
Data do Nascimento: 1804.
Local do Nascimento: Mariana, Minas Gerais, Brasil.
Data do Batizado: 1804.
Local do Batizado: Mariana, Minas Gerais, Brasil.
Data do Falecimento: Entre 28/12/1867 e 22/12/1875.
Local do Sepultamento: Túmulo n.º 13 - Cemitério Municipal de Estrela Dalva, Minas Gerais.
Religião: Católica Apostólica Romana.
Mãe Adotiva: Anna Joaquina de Godoy (1741-1834) - já viúva de dois casamentos.

Notas referentes ao patriarca José Venâncio de Godoy.
Filho de pais incógnitos, exposto no ano de 1804 na casa da senhora Anna Joaquina de Godoy (1741-1834), que era viúva sem filhos, com 63 anos de idade, proprietária e residente em Mariana (MG), que prontamente o adotou como filho.

O seu sobrenome "Godoy" veio da sua mãe adotiva: Anna Joaquina de Godoy. Motivo pelo qual torna-se impossível a descoberta dos seus pais biológicos.

Anna Joaquina de Godoy, também chamada de Anna Joaquina de Godoy e Castro, era filha do português Manuel Pinto da Mota (primeiro marido), natural de Santa Maria de Gove, Bispado do Porto, e de Violante de Godoy; neta paterna dos portugueses, Antônio Pinto e Domingas da Mota; e neta materna do sargento-mor, Bernardo Espíndola e Castro, natural da Freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, ilha Graciosa, Açores, Portugal, e da paulista Maria de Godoy - que se casou pela segunda vez com Domingos Gonçalves Torres.

Dona Anna Joaquina de Godoy foi casada duas vezes: seu 1º marido foi João Francisco Nogueira, que faleceu em Mariana (MG) no ano de 1770 (Seu inventário encontra-se arquivado em Mariana no Cartório do 1º Ofício, ano de 1770, caixa nº 131, auto nº 2.737, tendo como inventariante Ana Joaquina de Godoy).
Cinco anos mais tarde a viúva Anna Joaquina de Godoy convolou segundas núpcias na igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), com o cidadão português Antônio de Almeida Castro, natural da cidade do Porto e que faleceu no ano de 1796, em Mariana (MG); sendo este, filho legítimo de Manoel de Castro e de Margarida de Almeida.

Dona Anna Joaquina de Godoy faleceu viúva em Mariana (MG), no ano de 1834, aos 93 anos de idade. Seu inventário encontra-se arquivado na cidade de Mariana (Cartório do 1º Ofício, ano de 1834, caixa nº 39, auto nº 887, tendo como inventariante o seu filho adotivo José Venâncio de Godoy).

No dia 13/08/1831 - sábado, na catedral de Mariana (MG), José Venâncio de Godoy foi padrinho de batismo de Francisco, criolo, filho natural de Hemiliana, escrava de dona Anna Joaquina de Godoy. O batizado foi celebrado pelo Padre José Lopes da Cruz.

Ocupações de José Venâncio de Godoy:
Secretário da Câmara de Mariana, em 1830.
Agricultor, desbravador e proprietário de 519 alqueires, 3 quartas e 7,7 pratas de terras, equivalentes a uma área de 1.610 hectares, situados no local que futuramente veio a se transformar na fazenda Laranjal e depois, na cidade de Laranjal (MG). Esta propriedade foi vendida no dia 22/06/1844 - sábado, para dona Anna Maria Rosa. (Cartório de Notas do 1º Ofício de Visconde do Rio Branco, ex-Vila do Presídio, em escritura lavrada pelo Tabelião José de Freitas Pacheco).
Dona Anna Maria Rosa doou então 9 alqueires de terras para a futura igreja de Nossa Senhora da Conceição. Com a morte de dona Anna Maria Rosa, a fazenda Laranjal foi dividida e partilhada entre os herdeiros (Cartório do Registro de Imóveis de Cataguases, livro 3-U, folhas 138 e seguintes, registro nº 12.251).

Tenente-Coronel.

Deputado da Assembléia Legislativa Provincial de Minas Gerais, em Ouro Preto, em duas legislaturas, como a seguir:

15.ª Legislatura (1864-1865):
Instalação: 30/05/1864 - Encerramento: 30/08/1864;
Instalação: 05/11/1865 - Encerramento: 31/12/1865;

16.ª Legislatura (1866-1867):
Instalação: 09/09/1866 - Encerramento: 09/11/1866;
Instalação: 20/10/1867 - Encerramento: 27/12/1867.

Esposa: Maria Benedicta Augusta de Carvalho.
Data do Nascimento: 1810.
Local do Nascimento: Mariana, Minas Gerais, Brasil.
Local do Batizado: Mariana, Minas Gerais, Brasil.
Ocupação: Prendas domésticas.
Religião: Católica Apostólica Romana.

Pai Adotivo: Manoel Pereira Duarte.
Mãe Adotiva: Joanna Jacintha Claudia de Freitas (1752-), casada em 09/07/1776 - terça-feira, na igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG).
Notas da Esposa:
Nome de casada: Maria Benedicta Augusta de Godoy.
Filha adotiva de pais incógnitos, exposta na casa da senhora Joanna Jacintha Claudia de Freitas, viúva de Manoel Pereira Duarte, residente em Mariana (MG).
Dona Joanna Jacintha Claudia de Freitas era filha legítima de Martinho de Freitas Guimarães (viúvo de Christina ...) e de sua segunda esposa, Francisca Teresa de Jesus.
Manoel Pereira Duarte era filho legítimo de Francisco Pereira e de Josefa de Souza.

José Venâncio de Godoy e Maria Benedicta Augusta de Carvalho casaram-se no dia 01/03/1829 - domingo, às 19 horas, na catedral de Mariana (MG). Serviram como testemunhas: o senador do Império, Marcos Antônio Monteiro e o tenente-coronel, Francisco Alves de Freitas, em cerimônia celebrada pelo Padre Manoel Júlio de Miranda.
Fontes: 1, 2, 3, 4 e 21.

Filhos:
José Venâncio.
Olympio Augusto.

1.1 José Venâncio de Godoy Júnior.
—————————————————————————————————————
Notas:
O José Venâncio de Godoy Júnior figura no "Almanaque da Província de Minas Gerais", referente ao período de 1864 a 1875, como um dos fazendeiros de café, da Freguesia de Angustura.
Em 1885 era votante em Angustura, Município de Além Paraíba, Minas Gerais.
Esposa: Anna Rita de Gouvea.
Nota da Esposa:
Nome de casada: Anna Rita de Gouvea Godoy.
Fonte: 4.

Filha:
Maria da Natividade.

1.1.1 Maria da Natividade Godoy.
—————————————————————————————————————
Nota:
Maria da Natividade nasceu em 08/09/1875 - quarta-feira, filha legítima de José Venâncio de Godoy Júnior e de sua mulher, Anna Rita de Gouvea Godoy, e foi batizada pelo Padre Henrique de Souza Borges Accioli, no dia 22/12/1875 - quarta-feira; foram seus padrinhos: Ildefonso José de Gouvea e Maria Benedicta Augusta de Godoy.
Fonte: 4.

1.2 Olympio Augusto de Godoy.
—————————————————————————————————————
Data do Nascimento: 1833/1838.
Ocupação: Tenente-Coronel.
Religião: Católica Apostólica Romana.
Notas:
Olympio Augusto de Godoy figura no "Almanaque da Província de Minas Gerais", referente ao período de 1864 a 1975, como um dos fazendeiros de café, da Freguesia de Angustura.
Esposa: Anna Fortunata de Bittencourt e Castro.
Data do Nascimento: 1839.
Local do Nascimento: Volta Grande (MG).
Data do Batizado: 24/10/1839 - quinta-feira.
Local do Batizado: Angustura (MG).
Ocupação: Prendas domésticas.

Religião: Católica Apostólica Romana.
Pai da Esposa: Francisco de Paula Bittencourt.

Mãe da Esposa: Francisca Benedicta Duarte e Castro.

Avô paterno da Esposa: Boaventura de Bittencourt Godinho, falecido em 15/02/1839 - sexta-feira, guarda-mor, proprietário da sesmaria de Jatimanaçu (Volta Grande); e que jaz sepultado no adro da igreja Madre de Deus, no Distrito de Angustura, Município de Além Paraíba (MG). A sesmaria de Jatimanaçu com o passar do tempo foi sendo dividida e subdividida em diversas propriedades para os seus herdeiros; entre elas a fazenda Cachoeira Alegre, nas proximidades da atual cidade de Volta Grande, que possuía antes de 1860, "engenho de café de pilões movido por roda hidráulica de madeira, e também, terreiro de pedra e cal."

Avó paterna da Esposa: Mariana Jacintha Freire de Castro.

Notas da Esposa:
Nascida em meados de 1839 na sede da fazenda de seus pais, em terras formadoras do atual Município de Volta Grande (MG).
Foi batizada no dia 24/10/1839 - quinta-feira, no então Curato de Madre de Deus do Angu, Termo e Comarca de Mar de Espanha, Província de Minas Gerais (hoje: Distrito de Angustura, Município e Comarca de Além Paraíba, Estado de Minas Gerais). Foram seus padrinhos: Jozé Baptista da Cunha e Castro e Marianna Jacyntha Freire de Castro. Oficiante: o Padre Vicente Ferreira Monteiro de Castro - Cura.

Nome de casada: Anna Fortunata de Bittencourt Godoy.
Data do Casamento: 04/02/1858 - quinta-feira.
Local do Casamento: igreja matriz Madre de Deus, Angustura (MG).
Fontes: 5, 12, 19 e 20.

Filhos:
Maria Augusta,
José Venâncio Augusto,
Francisco,
Armando Augusto,
Anna,
Delia.

1.2.1 Maria Augusta de Bittencourt Godoy.
—————————————————————————————————————
Data do Nascimento: 04/01/1867 - sexta-feira.
Local do Nascimento: sede da fazenda da Volta Grande, em Volta Grande (MG).
Data do Batizado: 31/08/1867 - sábado.
Local do Batizado: fazenda da Volta Grande, em Volta Grande (MG).
Ocupação: Prendas domésticas.
Religião: Católica Apostólica Romana.
Notas:
Foi batizada na fazenda da Volta Grande, em Volta Grande (MG), Freguesia de Madre de Deus do Angu, atual Distrito de Angustura, Município de Além Paraíba (MG). Padrinhos: João Batista de Bittencourt e Castro e Santa Rita (por invocação). Celebrante: Padre Henrique de Souza Borges Accioli.
Nome de casada: Maria Augusta de Godoy Monteiro de Castro.
Em 1919, a viúva Maria Augusta de Godoy Monteiro de Castro residia na cidade de Ubá (MG).
Marido: José Augusto Monteiro de Castro.
Data do Nascimento: 1859.
Local do Batizado: Conceição da Boa Vista (MG).
Data do Falecimento: 22/04/1902 - terça-feira.
Local do Falecimento: Providência, Município de Leopoldina (MG).
Data do Sepultamento: 22/04/1902 - terça-feira.
Local do Sepultamento: Cemitério de Providência, Município de Leopoldina (MG).
Ocupação: Fazendeiro.
Religião: Católica Apostólica Romana.
Nota do Marido:
Casou-se na igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Distrito de Conceição da Boa Vista, então Município de Leopoldina e que hoje é pertencente ao de Recreio, Minas Gerais. Serviram como testemunhas: Quirino Ribeiro de Avelar Resende e Antônio Custódio Bittencourt. Celebrante: Padre Modesto Teófilo Alves Ribeiro - Pároco.
Data do Casamento: 26/08/1882 - sábado.
Local do Casamento: igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição da Boa Vista (MG).
Fontes: 5, 6, 12 e 17.

Filhos:
Maria da Anunciação,
Jupira,
Clara,
Lucas,
Olympio,
Francisco,
José Augusto.

1.2.1.1 Maria da Anunciação de Godoy Monteiro de Castro.
—————————————————————————————————————
Data do Nascimento: 1884.
Local do Nascimento: Providência, Município de Leopoldina (MG).
Data do Batizado: 25/03/1884 - terça-feira.
Local do Batizado: Leopoldina (MG).
Ocupação: Prendas domésticas.
Religião: Católica Apostólica Romana.
Marido: Pedro de Oliveira Barbosa.
Religião: Católica Apostólica Romana.
Data do Casamento: 18/11/1902 - terça-feira.
Local do Casamento: Leopoldina (MG).
Fonte: 15.

1.2.1.2 Jupira Godoy Monteiro de Castro.
—————————————————————————————————————
Data do Falecimento: 22/10/1905 - domingo.
Local do Falecimento: Providência, Município de Leopoldina (MG).
Local do Sepultamento: Cemitério de Providência (MG).
Religião: Católica Apostólica Romana.
Fonte: 15.

1.2.1.3 Clara Godoy Monteiro de Castro.
—————————————————————————————————————
Data do Nascimento: 05/06/1890 - quinta-feira.
Local do Nascimento: Providência, Município de Leopoldina (MG).
Local do Batizado: Leopoldina (MG).
Data do Falecimento: 09/11/1949 - quarta-feira.
Local do Sepultamento: Cemitério da Trindade do Santíssimo Sacramento, Além Paraíba (MG).

Ocupação: Prendas domésticas.
Religião: Católica Apostólica Romana.

Notas:
Nome de casada: Clara Godoy Monteiro de Siqueira.
Era carinhosamente conhecida por "Titina".
Faleceu com 60 anos e 157 dias de idade e 43 anos e 279 dias de casada.

Marido: Francisco Barbosa de Siqueira.
Data do Nascimento: 16/12/1883 - domingo.
Local do Nascimento: São Domingos do Aventureiro (MG).
Data do Falecimento: 28/01/1964 - terça-feira.
Local do Sepultamento: Cemitério da Trindade do Santíssimo Sacramento, Além Paraíba (MG).
Ocupação: Negociante de gado - açougueiro - fazendeiro.
Religião: Católica Apostólica Romana.

Pai do Marido: João Alexandre de Siqueira (1857-1944).
Mãe do Marido: Flausina Barbosa de Siqueira, nascida Flausina Barbosa de Miranda (1861-1939).

Notas do Marido:
Era popularmente conhecido por "Nhonhô Siqueira".
Faleceu viúvo, com 81 anos e 43 dias de idade.
Data do Casamento: 03/02/1906 - sábado.
Local do Casamento: Leopoldina (MG).
Fontes: 11, 12.

Filhos:
1.2.1.3.1  Maria Júlia Monteiro de Siqueira cc Lourival Pacheco de Castro,
1.2.1.3.2 João Alexandre Monteiro de Siqueira cc Neuza Teixeira Marinho,
1.2.1.3.3 Flausina Monteiro de Siqueira,
1.2.1.3.4 José Augusto Monteiro de Siqueira cc Aurélia Monteiro de Barros Marcondes,
1.2.1.3.5 Francisco Barbosa de Siqueira Filho cc Constância Nunes,
1.2.1.3.6 Armando Godoy Monteiro de Siqueira,
1.2.1.3.7 Maria da Conceição Monteiro de Siqueira cc José Vasques de Castro,
1.2.1.3.8 Maria de Lourdes Monteiro de Siqueira (13/03/1918 - 29/09/1935),
1.2.1.3.9 Maria da Glória Monteiro de Siqueira cc Lydio Costa Reis,
1.2.1.3.10 Zilda Monteiro de Siqueira (26/05/1921 - 19-02-2008), Irmã de Caridade,
1.2.1.3.11 Sebastiana Monteiro de Siqueira cc Acacio Gonçalves Filgueiras Filho,
1.2.1.3.12 Edelvira Monteiro de Siqueira cc Bernardino Proença.

1.2.1.4 Lucas Godoy Monteiro de Castro.
—————————————————————————————————————
Data do Nascimento: 24/04/1892 - domingo.
Local do Nascimento: Providência, Município de Leopoldina (MG).
Data do Batizado: 15/02/1893 - quarta-feira.
Local do Batizado: Leopoldina (MG).
Data do Falecimento: 01/08/1978 - terça-feira.
Local do Falecimento: Volta Grande (MG).
Local do Sepultamento: Cemitério São Sebastião, Volta Grande (MG).
Ocupação: Comerciante do ramo de hotelaria, em Volta Grande (MG).
Religião: Católica Apostólica Romana.

Notas:
Foi batizado na igreja de São Sebastião, em Leopoldina (MG). Foram seus padrinhos: José Venâncio de Godoy e Brasilina de Bittencourt Godoy.
Foi proprietário do Hotel Masiero, em Volta Grande (MG).
Faleceu com 86 anos e 99 dias de idade e 59 anos e 97 dias de casado.

Esposa: Nair Rocha.
Data do Nascimento: 21/05/1899 - domingo.
Local do Nascimento: Distrito de Piacatuba, Município de Leopoldina (MG).
Data do Falecimento: 21/12/1999 - terça-feira.
Local do Falecimento: Volta Grande (MG).
Data do Sepultamento: 22/12/1999 - quarta-feira.
Local do Sepultamento: Cemitério São Sebastião, em Volta Grande (MG).
Ocupação: Prendas domésticas, proprietária e hoteleira.
Religião: Católica Apostólica Romana.
Pai da Esposa: Pacífico Antônio da Rocha, que era fazendeiro em Piacatuba, Município de Leopoldina (MG).
Mãe da Esposa: Balduína Christina da Rocha.

Notas da Esposa:
Nome de casada: Nair Rocha Monteiro de Castro.
Faleceu com 100 anos e 214 dias de idade.
Data do Casamento: 26/04/1919 - sábado.
Local do Casamento: na residência do senhor Octavio Rocha, Usina Maurício, em Piacatuba, Município de Leopoldina (MG).

Fontes: 7, 12, 16, 17 e 26

Filhos:
1.2.1.4.1 Heleno Rocha Monteiro de Castro cc Corália Barbosa, nome de casada: Corália Barbosa Monteiro de Castro, falecida em 27/09/2010, no Rio de Janeiro (RJ).
1.2.1.4 2 Maria Helena Rocha Monteiro de Castro, falecida em 30/11/2002, em Juiz de Fora (MG) cc Geraldo Girardi. Nome de casada: Maria Helena Monteiro Girardi.
1.2.1.4 3 Balduína Rocha Monteiro de Castro, Solteira, falecida em 21/06/2011.
1.2.1.4 4 José Rocha Monteiro de Castro cc Linda Marly Miglioli. Nome de casada: Linda Marly Miglioli Monteiro de Castro.
1.2.1.4 5 Humberto Rocha Monteiro de Castro (21/11/1928 - 19/07/1940), Falecido ainda menino com 11 anos, 7 meses e 28 dias de idade.
1.2.1.4 6 Lucas Rocha Monteiro de Castro cc Regina Maura Oliveira,
1.2.1.4 7 Pacífico Rocha Monteiro de Castro cc Haidée; ele falecido em 21/07/2020, em Belo Horizonte (MG). 
1.2.1.4 8 Pompílio Rocha Monteiro de Castro cc Suely Guimarães.

1.2.1.5 Olympio Godoy Monteiro de Castro.
—————————————————————————————————————
Data do Nascimento: 20/09/1897 - segunda-feira.
Local do Nascimento: Providência, Município de Leopoldina (MG).

Data do Batizado: 04/09/1899 - segunda-feira.
Local do Batizado: Leopoldina (MG).
Data do Falecimento: 03/06/1930 - terça-feira.
Local do Sepultamento: Cemitério São Sebastião, Volta Grande (MG).
Religião: Católica Apostólica Romana.

Esposa: Dalila Monteiro de Barros.
Ocupação: prendas domésticas.
Religião: Católica Apostólica Romana.
Fonte: 8.

Filhos, netos, bisnetos e trinetos
1.2.1.5.1 Geralda Godoy Monteiro de Castro - Zizita (22/03/1925 - 14/02/2006) cc Walter Siqueira de Souza. Nome de casada: Geralda de Castro Souza.
1.2.1.5.1.1 Lenita de Siqueira de Souza cc Josafá Pereira da Silva.
1.2.1.5.1.1.1 Josilene de Souza Silva cc ... Clarck. Nome de casada: Josilene Silva Clarck.
1.2.1.5.1.1.2 Joseni de Souza Silva cc ... Batista. Nome de casada: Joseni de Souza Silva. 
1 2.1.5.1.1.2.1 Gabriel Silva Batista.
1.2.1.5.1.2 Ânderson de Castro de Souza (31/03/1951 - 06/06/1986) cc Sylvia Barros. Nome de casada: Sylvia Barros Souza.
1.2.1.5.1.2.1 Daniel Barros Souza cc na ... Luíses.
1.2.1.5.1.2.1.1 João Pedro Luíses Souza.
1.2.1.5.1.2.1.2 Lucas Luíses Souza.
1.2.1.5.1.3 Heber de Castro Souza (24/08/1953 - 06/06/2005) cc Marta Barros. Nome de casada Marta Barros Souza cc ...
1.2.1.5.1.3.1 Renata Castro Souza  cc ... Reveley. Nome de casada: Renata Barros Reveley.
1.2.1.5.1.3.1.1 Mathew Jedrey.
1.2.1.5.1.3.1.2 Noah Reveley. 
1.2.1.5.1.3.2 Heber de Castro Júnior. 
1.2.1.5 2 Renê Godoy Monteiro de Castro (08/06/1929 - 05/12/2018) cc Terezinha Nogueira. Nome de casada: Terezinha Nogueira Monteiro de Castro.
1.2.1.5 2.1 Mirli Nogueira Monteiro de Castro cc Boanerges Loures Roza. Nome de casada Mirli Monteiro de Castro Roza.
1.2.1.5 2.1.1 Cláudia Monteiro de Castro Roza cc ...
1.2.1.5 2.1.1.1 Gabriela Xavier de Castro Roza cc ... Ricardo. Nome de casada: Gabriela Xavier de Castro Roza Ricardo.
1.2.1.5 2.1.2 Cláudia Monteiro de Castro Roza cc ... Cardoso. 
1.2.1.5 2.1.2.1 João Pedro de Castro Cardoso.
1.2.1.5 2.1.2.2 Maria Eduarda de Castro Cardoso.
1.2.1.5 2.1.3 Paulo de Castro Loures cc ...
1.2.1.5 2.1.3.1 Raphael Ferreira Garcia Loures.
1.2.1.5 2.1.3.2 João Vítor Marques Loures.
1.2.1.5 2.2 Merlin Nogueira Monteiro de Castro cc Hebe Antunes Anversa. Nome de casada: Hebe Antunes Anversa de Castro.
1.2.1.5 2.2.1 Pedro Anversa Monteiro de Castro. 
1.2.1.5 2.3 Mércio Nogueira Monteiro de Castro cc Eliete Gonçalves (08/01/1956 - 23/09/1993). Nome de casada: Eliete Gonçalves Monteiro de Castro.
1.2.1.5 2.3.1 Renê Gonçalves Monteiro de Castro.
1.2.1.5 2.3.2 Fernando Gonçalves Monteiro de Castro cc Silvane de Freitas. Nome de casada: Silvane de Freitas Monteiro de Castro.
1.2.1.5 2.3.2.1 Laura Freitas Monteiro de Castro.
1.2.1.5.3 Zoé Monteiro de Castro (1926 - 1976) cc João Marques de Paulo. Ela natural de Volta Grande (MG) e falecida em São Paulo (SP).
1.2.1.5.4 Armando Godoy Monteiro de Castro cc ...
1.2.1.5.4.1 Debinha.
Fontes: 25 e 26

1.2.1.6 Francisco Godoy Monteiro de Castro cc ...
—————————————————————————————————————
Local do Nascimento: Providência, Município de Leopoldina (MG).
Data do Batizado: 16/06/1900 - sábado.
Local do Batizado: Leopoldina (MG).
Religião: Católica Apostólica Romana.
Fonte: 15.

Filhas:
1.2.1.6.1 Creusa.
1.2.1.6.2 Célia Lúcia.
Fonte: 26

1.2.1.7 Doutor José Augusto Godoy Monteiro de Castro.
—————————————————————————————————————
Local do Nascimento: Providência, Município de Leopoldina (MG).
Data do Batizado: 08/10/1903 - quinta-feira.
Local do Batizado: Leopoldina (MG).
Médico residente na cidade do Rio de Janeiro.
Religião: Católica Apostólica Romana.
Nota: 
Filho póstumo.
Casado com Annita Arthulie Lowndes (1909 - 2003)
Nome de casada: Annita Lowndes Monteiro de Castro.
Fonte: 18, 26.

Filhos e netos:
1.2.1.7.1 Lia Lowndes Monteiro de Castro cc ... Xará.
1.2.1.7.1.1 Otávio Monteiro de Castro Xará.
1.2.1.7.1.2 Alice Monteiro de Castro Xará.
1.2.1.7.2 Fred Lowndes Monteiro de Castro cc Vera Ferreira.
1.2.1.7.2.1 Mirella Ferreira Monteiro de Castro. 
1.2.1.7.2.2 Fred Ferreira Monteiro de Castro.
1.2.1.7.2.3 Tilla Ferreira Monteiro de Castro. Falecida com 13 anos de idade,
1.2.1.7.3 Fred Lowndes Monteiro de Castro cc ... Lacerda.
1.2.1.7.3.1 Annita Luz Lacerda Lowndes.
1.2.1.7.3.2 Nuno Poli Lacerda Neto.
Fonte: 26.

1.2.2 José Venâncio Augusto de Godoy.
—————————————————————————————————————
Data do Nascimento: 09/06/1869 - quarta-feira.
Local do Nascimento: sede da fazenda Bonsucesso, em Volta Grande (MG), Brasil.
Data do Batizado: 05/03/1870 - sábado.
Local do Batizado: igreja Madre de Deus, Angustura, Município de Além Paraíba (MG).
Data do Falecimento: 16/06/1940 - domingo.
Local do Falecimento: sede da fazenda Piedade, em Volta Grande (MG).
Local do Sepultamento: Túmulo de n.º 13, Cemitério Municipal de Estrela Dalva (MG).
Religião: Católica Apostólica Romana.
Nota:
Foi batizado na igreja de Madre de Deus, em Angustura, Município de Além Paraíba (MG). Foram seus padrinhos: Evaristo de Bittencourt e Castro e Maria Joaquina Jardineira, por procuração apresentada por seu filho Maximiano José de Lorena. Oficiante: Padre Henrique de Souza Borges Accioli, natural de Cabo Frio (RJ) e Vigário da Paróquia de Angustura (MG).
Casou-se duas vezes:
Primeira esposa: Brasilina Bittencourt - nome de casada: Brasilina Bittencourt Godoy. Sem geração.
Segunda esposa: Georgina da Cruz Paixão - nome de casada: Georgina Paixão Godoy, popularmente conhecida por "Tita Paixão", que foi a primeira vereadora do Município de Volta Grande, Minas Gerais. Ela faleceu no início da década de 1970.
Ascendentes da segunda esposa: [1] Georgina da Cruz Paixão - Tita Paixão era filha de [2] Lupércio Mascarenhas da Paixão e de [3] Carolina da Cruz Paixão (Carolina da Cruz quando solteira); neta paterna de [4] Joaquim Cipriano da Silva e de [5] Ana Mascarenhas da Paixão; por esta, bisneta de [10] Pacífico Antônio da Paixão, nascido por volta de 1843, em Rio Pardo, atual Argirita, Minas Gerais, e falecido no dia 05/01/1921 - quarta-feira, às 9 horas, em São Sebastião da Estrela, atual Estrela Dalva, Estado de Minas Gerais, onde jaz sepultado no cemitério municipal, e de sua primeira esposa, [11] Virgínia de Paula Mascarenhas; por Pacífico Antônio da Paixão, trineta do patriarca desta família Paixão, [20] Antônio Júlio da Paixão, nascido por volta de 1812 no Arraial do Cercado do Pitangui, hoje, Nova Serrana (MG); que foi inicialmente comissário e mais tarde fazendeiro e negociante em Rio Pardo, atual Argirita (MG), e de [21] Maria Eudóxia de Miranda Paixão (Maria Eudóxia de Miranda quando solteira), natural de Minas Gerais, e que faleceu em cerca do ano de 1887, e cujo inventário encontra-se em São João Nepomuceno (MG).
Ocupações:
Farmacêutico, fazendeiro e político.
Foi prefeito municipal de Além Paraíba, Estado de Minas Gerais, de 1906 a 1912 e de 1931 a 1934.
Em 02/02/1939 - quinta-feira, ele tomou posse como o primeiro prefeito municipal de Volta Grande, Estado de Minas Gerais, cargo que ocupou até 16/06/1940 - domingo, data do seu falecimento.

Faleceu com 71 anos e 7 dias de idade.

Fontes: 5, 9, 10 e 12, 22, 23 e 24.

1.2.3 Francisco Bittencourt de Godoy.
—————————————————————————————————————
Data do Nascimento: 01/01/1874 - quinta-feira.
Local do Nascimento: Volta Grande (MG).
Data do Batizado: 27/06/1874 - sábado.
Local do Batizado: igreja Madre de Deus, em Angustura (MG).
Religião: Católica Apostólica Romana.
Nota:
Foi batizado na igreja Madre de Deus, em Angustura (MG). Foram seus padrinhos: João Batista Duarte e Castro e Ana Rita de Gouveia Godoy. Oficiante: Padre Henrique de Souza Borges Accioli - Vigário da Paróquia.
Fonte: 5.

1.2.4 Armando Augusto de Godoy.
—————————————————————————————————————
Data do Nascimento: 03/04/1876 - segunda-feira.
Local do Nascimento: Volta Grande (MG).
Data do Batizado: 24/04/1876 - segunda-feira.
Local do Batizado: igreja Madre de Deus, Angustura (MG).
Ocupação: Engenheiro civil.
Educação: Formado em Engenharia Civil.
Religião: Católica Apostólica Romana.
Notas:
Foi batizado na igreja Madre de Deus, em Angustura (MG). Foram seus padrinhos: o doutor Carlos Martins Ferreira e Honorina Vidal Martins Ferreira. Oficiante: Padre Henrique de Souza Borges Accioli - Vigário da Paróquia.
Residia na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal.
Esposa: Judith Telles Magalhães.
Data do Nascimento: 1883.
Ocupação: Professora pública na cidade do Rio de Janeiro.
Religião: Católica Apostólica Romana.
Pai da Esposa: Manoel Antônio Lima Magalhães.
Mãe da Esposa: Antônia Telles de Magalhães.
Nota da Esposa:
Ela faleceu ao dar a luz ao filho Armando.
Data do Casamento: 29/11/1905 - quarta-feira, às 12 horas e 30 minutos.
Local do Casamento: Rio de Janeiro (RJ), então Distrito Federal.
Fontes: 5 e 13.

Filho:
Armando.

1.2.4.1 Armando Magalhães Godoy.
—————————————————————————————————————
Religião: Católica Apostólica Romana.

1.2.5 Anna de Bittencourt Godoy.
—————————————————————————————————————
Data do Nascimento: 26/07/1878 - sexta-feira.
Local do Nascimento: Volta Grande (MG).
Data do Batizado: 03/02/1879 - segunda-feira.
Local do Batizado: igreja Madre de Deus, em Angustura (MG).
Religião: Católica Apostólica Romana.
Nota:
Ela foi batizada na igreja Madre de Deus, em Angustura (MG). Foram seus padrinhos: Cipriano Gomes Figueira e Isabel da Nóbrega Sigaud. Oficiante: Padre Henrique de Souza Borges Accioli - Vigário da Paróquia.
Fonte: 5.

1.2.6 Delia Bittencourt de Godoy.
—————————————————————————————————————
Data do Nascimento: 12/11/1883 - segunda-feira.
Local do Nascimento: Conceição da Boa Vista (MG).
Data do Batizado: 30/01/1884 - quarta-feira.
Local do Batizado: Conceição da Boa Vista, no atual Município de Recreio (MG).
Religião: Católica Apostólica Romana.
Nota:
Foi batizada pelo Padre Modesto Theophilo Alves Ribeiro no dia 30/01/1884 - quarta-feira, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição da Boa Vista, então Termo e Comarca de Leopoldina, e que hoje é pertencente ao Município de Recreio, Estado de Minas Gerais. Foram seus padrinhos: Evaristo Marques de Salles e Guilhermina Henriquetta de Santa Rita.
Fonte: 14.

Fontes e Bibliografias:
1 - Centros de História da Família - FamilySearch, microfilme nº 1284526.
2 - MONTEIRO, Monsenhor Geraldo Mendes (18/08/1920 - 31/08/1989) - "História Geral do Laranjal" - 222 páginas, edição do autor - Esdeva Empresa Gráfica Limitada, Juiz de Fora (MG), 1986. Vide página 94.
3 - "Revista do Archivo Publico Mineiro" - Direção e Redação de José Pedro Xavier da Veiga (13/04/1846 - 08/08/1900), Diretor do mesmo Arquivo. Ano I, Fascículo 1.º - Janeiro a Março de 1896, Imprensa Oficial de Minas Gerais, Ouro Preto, 1896 - páginas: 30, 34, 69, 70 e 86 - tenente-coronel José Venancio de Godoy.
4 - Arquivo da igreja matriz Madre de Deus, Distrito de Angustura, Município de Além Paraíba, Diocese de Leopoldina, Estado de Minas Gerais. Batizado celebrado pelo padre Henrique de Souza Borges Accioli, no dia 22/12/1875, de Maria da Natividade, nascida em 08/09/1875, filha legítima de José Venâncio de Godoy Júnior e sua mulher Anna Rita de Gouvea Godoy. Foram padrinhos: Ildefonso José de Gouvea e Maria Benedicta Augusta de Godoy.
5 - Arquivo da igreja matriz de Madre de Deus, Distrito de Angustura, Município de Além Paraíba, Diocese de Leopoldina, Estado de Minas Gerais.
6 - Arquivo da igreja matriz de Jesus Menino Deus, Recreio, Diocese de Leopoldina, Estado de Minas Gerais. Livros de registro da igreja de Nossa Senhora da Conceição, de Conceição da Boa Vista. Livro de casamentos número 1, folhas 187 verso e 188.
7 - Cemitério São Sebastião, Município de Volta Grande (MG) - inscrições na lápide do túmulo:
Lucas Godoy Monteiro de Castro * 24/04/1892 + 01/08/1978
Nair Rocha Monteiro de Castro * 21/05/1899 +21/12/1999
8 - Cemitério São Sebastião, do Município de Volta Grande (MG) - inscrições na lápide do túmulo:
Olympio Godoy Monteiro de Castro
* 20/09/1897 + 03/06/1930
9 - Prefeitura Municipal de Estrela Dalva, Estado de Minas Gerais - Relação dos Túmulos Perpétuos do Cemitério Municipal. Túmulo de n.º 13. Titular: José Venâncio de Godoy.
10 - Internet, web - web - Endereço:
http://www.pontodeinformacao.org.br/index_cidade.php?id_cid=3&lin=1 - Página: "Ponto de Informação Histórica - Volta Grande"
11 - Informações gentilmente fornecidas em 13/08/2005, por Roberto de Siqueira Ferreira Leite, residente no Rio de Janeiro e em Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro - de seus arquivos genealógicos.
12 - Informações gentilmente fornecidas pela senhora Maria da Conceição Siqueira Castro (15/07/1916 - 25/05/2003), viúva de José Vasques de Castro, bisneta de Olympio Augusto de Godoy, moradora em Volta Grande (MG).
13 - Internet - web - Family Search - Record Search - Endereço:
http://pilot.familysearch.org/recordsearch/start.html#p=waypoint&s=waypointsOnly&c=fs%3A1582573&w=0 - Pilot Site - Rio de Janeiro - RJ - Matrimônios 1904 Maio-1905 Dez V. 08 - Imagens: 197 e 198 de 202. 2ª Circunscrição do Registro Civil e Tabelionato de Notas e 2ª Circunscrição do Registro Civil de Pessoas Naturais e Notas da Capital, Avenida Nilo Peçanha, 26 - Loja B, Centro - Rio de Janeiro (RJ), que abrange: Antiga Freguesia do Sacramento e São José, Castelo, Centro, parte de Gamboa e de Santa Teresa. Vide livro de casamentos: B-08, do período: 25/01/1904 - 07/12/1905; folhas 196 a 197, termo no 136.
Transcrição:
Casamentos.
N.º 136
Aos vinte nove dias do mez de Novembro de mil novecentos e cinco nesta Terceira Pretoria, sala das audiencias, onde se acham o meritissimo Juiz Doutor José Affonso Lamounier Junior commigo escrevente juramentado e o escrivão digo do respectivo escrivão Gaudencio Cesar de Mello a tudo presente e as testemunhas Coronel Adopho Schmidt e Manoel Antonio Gomes Guimarães as doze e meia horas do dia, receberam-se em matrimonio Doutor Armando Augusto de Godoy e Dona Judith Telles de Magalhães, ambos de cor branca. Elle de vinte nove annos de idade, natural do Estado de Minas Geraes, solteiro, engenheiro civil, filho legitimo de Olympio Augusto de Godoy e de Dona Anna Fortunata Bett Godoy, residente a rua Haddock Lobo numero quarenta e seis. Ella de vinte dous annos de idade, professora publica, filha legitima de Manoel Antonio da Silva Magalhães e de Dona Antonia Telles de Magalhães, solteira e residente a rua de São Christovam numero duzentos e quarenta. O processo da habilitação correo pela Decima Pretoria. Este casamento é effectuado com escriptura de contracto ante nupcial e separação de bens tomada em nottas do Tabellião Evaristo Valle de Barros em data de vinte sete do corrente, no livro setecentos e quarenta e sete a folhas sessenta e cinco. E para constar, lavrei este termo que lido e achado conforme assignão o Juiz contrahentes e testemunhas. Eu, Rufino Cesar de Mello, escrevente juramentado o escrevi e em tempo declaro que apoz a leitura deste termo pelo contrahente na presença das testemunhas foi dito que o verdadeiro nome de sua mãe é Anna Fortunata Bittencourt de Magalhães digo Bittencourt Godoy e pela contrahente foi igualmente dito de seo pae cujo verdadeiro nome é Manoel Antonio Lima Magalhães. Pelo Doutor Juiz foi ordenado que se fizesse a presente rectificação. E faço este termo em que assignam. Eu, Rufino Cesar de Mello, escrevente juramentado o escrevi. Eu, Gaudencio Cesar de Mello Escrivão, o subscrevo.
Lamounier Junior
Armando Augusto de Godoy
Judith Telles de Magalhães
Adolpho Schmidt, 58 annos, commerciante, rua S. Pedro nº 7.
Manoel Antonio Gomes Guimarães, idade 57 annos, Negociante, Rua dos Ourives nº 10.
Garcia Neves de Macedo Forjaz
Osorio Alves Tavares
Theophillo de F...
Manoel Antonio Lima Magalhães
H. N. M...
14 - Arquivo da igreja matriz de Jesus Menino Deus, Recreio, Diocese de Leopoldina, Estado de Minas Gerais. Livros de registro da igreja de Nossa Senhora da Conceição, de Conceição da Boa Vista. Livro de batizados, termo nº 1.097.
15 - Cartório de Paz e do Registro Civil de Providência, Município e Comarca de Leopoldina, Estado de Minas Gerais.
16 - Cartório de Registro Civil do Distrito de Piacatuba, Município e Comarca de Leopoldina, Estado de Minas Gerais. Livro de Nascimentos n° 05, folhas 68 e verso, termo n° 38. Registro de Nair Rocha feito em 07/11/1906, sendo declarante o pai, Pacífico Antônio da Rocha.
17 - Cartório de Registro Civil do Distrito de Piacatuba, Município e Comarca de Leopoldina, Estado de Minas Gerais. Matrimônio de Lucas Godoy Monteiro de Castro com Nair Rocha. Livro de Casamentos n.º 05, folhas 03 verso, termo n.º 06.
18 - Centros de História da Família - FamilySearch - Arquivos da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Leopoldina, Estado de Minas Gerais - Livros de Batizados.
19 - Fórum de Mar de Espanha, Estado de Minas Gerais - Inventário do guarda-mor Boaventura de Bittencourt Godinho (Data: 31/07/1839 - Inventariante: Mariana Jacintha Freire de Castro (viúva) - Caixa: 1).
20 - Arquivo da igreja matriz Madre de Deus, Distrito de Angustura, Município de Além Paraíba, Diocese de Leopoldina, Estado de Minas Gerais. Livro de óbitos número 1: 15-02-1839 - falecimento de Boaventura de Bittencourt Godinho; e foi sepultado no adro da igreja Madre de Deus, no então Curato de Madre de Deus do Angu, Termo de Mar de Espanha, hoje Angustura, Município de Além Paraíba (MG).
21 - TRINDADE, Cônego Raimundo Otávio da (Barra Longa - MG, 20/11/1883 - Belo Horizonte - MG, 20/04/1962) - "Genealogias da Zona do Carmo" - com XIV-527 páginas - impresso pelo Estabelecimento Gráfico "Gutenberg", de Irmãos Penna & Cia. Ponte Nova, Estado de Minas Gerais - 1943. Citações referentes à senhora Anna Joaquina de Godoy e sua ascendência.
22 - Informações gentilmente fornecidas em 11/08/2011, pelo senhor Lupercio Antonio Alves Paixão, sobre a senhora Georgina Paixão Godoy (Tita Paixão) - segunda esposa de José Venâncio Augusto de Godoy. .
23 - Cartório de Registro Civil de Estrela Dalva, Comarca de Pirapetinga, Estado de Minas Gerais. Livro de Óbitos n.º C-06 - Folhas 47 verso - Termo 3.325.
24 - SOUZA, Doutor Itamar Paixão - "Reminiscências", 188 páginas e 5 fotografias, impressão do Autor, Juiz de Fora (MG), 1976. Citações.
25 - Informações gentilmente fornecidas em 12/12/2017, pela senhora Debinha, filha do Senhor Armando Godoy Monteiro de Castro.
26 - Informações gentilmente fornecidas em 12/06/2015 e 13/08/2020, pelo engenheiro Fred Lowndes Monteiro de Castro - Resende, Estado do Rio de Janeiro.


Autor:
Luiz Fernando Hisse de Castro
São José dos Campos
São Paulo
Brasil

12 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito de todo o histórico "Patriarca da Familia Godoy...",mas quero fazer uma correção.Tita Godoy (Georgina Paixão Godoy) era a segunda esposa de José Vanancio Augusto de Godoy.Era minha tia,por parte de pai.Era filha de Lupercio Mascarenhas da Paixão e Carolina da Cruz Paixão.Foi a primeira vereadora de Volta grande MG e faleceu no inicio dos anos 1970.
Atenciosamente
Lupercio Antonio Alves Paixão

Luiz Hisse disse...

Caro Lupercio.
Foram muito boas as suas informações!
Já fiz as devidas correções. E com o verdadeiro nome da Dona Tita Paixão e sua filiação consegui acrescentar os ascendentes Paixão até o patriarca da família.
Meus sinceros agradecimentos e um abraço.
Luiz Hisse.

Anônimo disse...

Luiz, Gostaria de saber se o Francisco Godoy Monteiro de Castro e o mesmo que era Farmaceutico e ou medico e tinha uma Pharmacia na rua da passagem em Botafogo e era casado com Maria Virginia e tiveram 2 filhas?

Obrigado,

Luiz Hisse disse...

Meus agradecimentos pela mensagem.
Ainda não consegui mais detalhes sobre ele, não. Todavia, estarei sempre atento. Caso consiga mais dados sobre esta ilustre família, farei a devida atualização e colocarei a fonte.
Toda colaboração será sempre muito bem recebida!
Meu e-mail: luizhisse@yahoo.com.br
Cordiais saudações!
Volte sempre!

Unknown disse...

LUIS FERNANDO HISSE DE CASTRO
EXCELENTE SEU TRABALHO
José Augusto Godoy Monteiro de Castro
FRED LOWNDES MONTEIRO DE CASTRO FILHOS MIRELLA MONTEIRO DE CASTRO - FRED MONTEIRO DE CASTRO-TILLA MONTEIRO DE CASTRO FALECIDA -ANNITA LOWNDES FILHA
LIA LOWNDES MONTEIRO DE CASTRO FILHOS OTÁVIO MONTEIRO DE CASTRO - ALICE MONTEIRO DE CASTRO

Luiz Hisse disse...

Meus agradecimentos pelas palavras e pela remessa dos dados familiares. Brevemente estarei colocando-os no relatório genealógico.
Um abraço!

Unknown disse...

Luiz Hisse,
gostaria parabenizá-lo pelo trabalho. Se possível manter contato para uma conversa sobre o assunto publicado.Atenciosamente, Celina Manso.

Luiz Hisse disse...

Dona Celina.
Bom dia!
Peço-lhe desculpas pelo atraso na resposta.
Meus agradecimentos pela mensagem.
Deixo aqui à disposição da Senhora o meu endereço de e-meil: luizhisse@yahoo.com.br
Atenciosamente,
Luiz Hisse

Debinha Castro disse...

Luiz Hisse,excelente trabalho. Quero acrescentar os filhos de Olympio Godoy Monteiro de Castro (1.2.1.5) e Dalila.
Zoé, Geralda, Armando Godoy Monteiro de Castro (meu pai) e Renê Godoy Monteiro de Castro.

Marcus Machado disse...

Sou descendente de Mari a Joanna de Godoy, que se casou com Raymundo Valentim Dias,grande fazendeiro, pais de meu trisavô Cel. José Henriques de Oliveira, como consta do Termo de Casamento de 19/1/1892, do registro civil de Porto Real livro 01-B fls. 42 (atual Iguatama-Arcos - MG. Há alguma referência a essa Maria Joanna de Godoy? Deve ter nascido pelo menos antes de 1870.

Luiz Hisse disse...

Caro Marcus Machado
Bom dia!
Peço-lhe desculpas pelo atraso na resposta.
Estive dando uma busca por aqui, mas não consegui encontrar o vínculo de Anna Joaquina de Godoy com a Maria Joanna de Godoy.
Todavia, aproveito a oportunidade para lhe informar donde extraí informações de parentes da dona Anna Joaquina de Godoy, trata-se da obra de:
TRINDADE, Cônego Raimundo — "Genealogias da Zona do Carmo"; 567 páginas — Estabelecimento Grafico "Gutenberg", de Irmãos Penna & Companhia, Ponte Nova, Minas Gerais, Brasil — 1943. Vide Título XX — Torres.
O ramo da Anna Joaquina de Godoy pelo que dizem vem de Parnaíba (atual Santana de Parnaíba), São Paulo. O ramo com certeza era o mesmo.
Vide abaixo, relações de parentes da dona Anna Joaquina de Godoy.
Atenciosamente,
Luiz Hisse

Relatórios de Descendência - 05-02-2018
——————————————————
1. Antônio Pinto cc Domingas da Mota
1.1 Manuel Pinto da Mota cc Violante de Godoy e Castro
1.1.1 Caetano da Mota e Castro - Padre
1.1.2 Anna Joaquina de Godoy (1741-1834) c1c João Francisco Nogueira (- 1770)
1.1.2 Anna Joaquina de Godoy* (1741-1834) c2c Antônio de Almeida Castro (- 1796)
1.1.2.1 José Venancio de Godoy (1804-) cc Maria Benedicta Augusta de Carvalho (1810 -)
1.1.3 Gregorio Pinto da Mota e Castro cc Sebastiana Francisca de Jesus Lana
1.1.3.1 Maria Pulquéria de Godoy e Lana cc José de Fonseca Marinho
1.1.3.2 Violante Umbelina de Godoy Lana cc Domingos Fernandes de Brito
——————————————————
1. Bernardo Espíndola e Castro cc Maria de Godoy
1.1 Violante de Godoy e Castro cc Manuel Pinto da Mota
1.1.1 Caetano da Mota e Castro - Padre
1.1.2 Anna Joaquina de Godoy (1741-1834) c1c João Francisco Nogueira (-1770)
1.1.2 Anna Joaquina de Godoy (1741-1834) c2c Antônio de Almeida Castro (-1796)
1.1.2.1 José Venancio de Godoy (1804 - ) cc Maria Benedicta Augusta de Carvalho (1810 -)
1.1.3 Gregorio Pinto da Mota e Castro cc Sebastiana Francisca de Jesus Lana
1.1.3.1 Maria Pulquéria de Godoy e Lana cc José de Fonseca Marinho
1.1.3.2 Violante Umbelina de Godoy Lana cc Domingos Fernandes de Brito
——————————————————

Anônimo disse...

Luiz, tudo bem?!

Meu nome é Fernando Gonçalves Monteiro de Castro, estou citado ai no blog, sou neto de Renê Godoy Monteiro de Castro e bisneto de Olympio Godoy Monteiro de Castro.

Estou tentando montar minha árvore genealógica por parte dos Monteiro de Castro e não consigo achar absolutamente nada a respeito dos pais de Jose Augusto Monteiro de Castro. Você saberia informar o nome dos pais dele?

obrigado pela atenção, meu e-mail fernando-gmc@hotmail.com